O Partido dos Trabalhadores, surgiu no cenário político com indignação combatendo a ditadura, sob a liderança do maior quadro de massas que o Brasil já viu até os dias de hoje. O PT sempre muito criativo, lembro das graúnas do Henfil compondo nossas peças gráficas, do jingle “sem medo de ser feliz” e na comunicação direta as falas do LULA.
A gestão do presidente LULA sofre ataques articulados da extrema direita, a mentira e a fake News, não são uma novidade na luta política, lembremos da eleição de 89 (pastas do Collor, sequestro do Abílio Diniz, panfletos apócrifos) e mesmo assim fomos pro enfrentamento.
É bem verdade que na atual quadra política, no campo da comunicação existem as novas ferramentas, pontualmente no recente confronto, perdemos um round, até cabe a inquietação, a aflição, nunca o pânico, as cartas estão na mesa, os que tem responsabilidade com o país versus os golpistas de plantão.
A situação requer um passo a frente, utilizar as ferramentas de pesquisa, ter a política sempre orientando o marketing e a comunicação, afastando os “pitaqueiros”.
Sempre a política na frente, o técnico erra, lembrei que na campanha de reeleição do prefeito João Paulo(Recife) a produção da agência Duda Mendonça sugeriu usarmos o Paulo(sobrenome) com destaque, imagina?!
No marketing, principalmente o político, não existe receita pronta, ele é a ferramenta da política(conceito/mecanismo) a sua materialização, sugere-se ações planejadas com antecedência e combinadas.
O marketing com criatividade e emoção pra mobilizar, e quando necessário afirmar a indignação para direcionar a luta.
E a comunicação traduzindo com objetividade(simples e direta) o alcance da informação, ajudando a organizar, fortalecer a disputa de rumos na sociedade.
Afinal, parafraseando.
O RAPPA
“hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa”
Opinião
Aluizio Camilo
Militante político, ex vereador do PT na cidade do Paulista-PE.
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